segunda-feira, novembro 29, 2010

"What are your Oscar chances?" #4

A CIDADE



Thriller policial, o segundo filme de Ben Affleck na cadeira de realizador, muito bem acolhido por crítica e público, configura-se como um dos títulos a ter em conta para a época de prémios cinematográficos.

Perante essa aclamação, não demorou muito para que se iniciasse um genuíno Oscar buzz — já existente aquando da sua presença fora de competição em Veneza — e a sua auto-promoção revela-se um passo lógico, sobretudo se nos lembrarmos do eco favorável que THE DEPARTED — ENTRE INIMIGOS, com o qual A CIDADE partilha muitos elementos, suscitou na Academia há poucos anos.

Análise factual:

Desempenho de bilheteira: O trailer não permitia grande margem de dúvida acerca das intenções comerciais de A CIDADE, e o público aquiesceu ao repto: 91 milhões de dólares no mercado norte-americano(1) e a dobragem da fasquia dos 140 milhões nas bilheteiras internacionais(2).

Recepção crítica: Um dos principais motivos para ser encarado como contender. 94% de aprovação positiva pelo agregador Rotten Tomatoes(3), consenso reforçado por elogios à realização de Affleck ou a sua eleição como um dos filmes favoritos de alguns críticos.

(4)

Avaliação de cenários:

Cenário provável: As nomeações para Melhor Filme, Argumento Adaptado e categorias técnicas como Montagem e Som são hipóteses com elevado grau de concretização.

Cenário de sonho: Se se tornar num dos filmes mais indicados, incluindo algumas interpretações (sendo Jeremy Renner o principal nome a reter), A CIDADE terá um desempenho muito positivo. A vitória em categorias de prestígio como Argumento Adaptado seria considerado como retumbante vitória.

Cenário a evitar: A negligência total por parte da Academia no que a nomeações diz respeito.

--//--

Vêem A CIDADE como candidato sério à disputa? Será que haverá "assalto" ao Óscar? Partilhem a vossa opinião.

3 comentários:

Loot disse...

Eu gostei deste filme mas não o imagino a conquistar óscares. A ver vamos. Aposto mais no social network

Sam disse...

Eu também tenho dúvidas, mas a "campanha" está em marcha... :)

Sam disse...

A propósito do THE SOCIAL NETWORK, o filme de David Fincher também já foi avaliado nesta rubrica: http://sozekeyser.blogspot.com/2010/11/what-are-your-oscar-chances-3.html

Abraço.

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.