quarta-feira, dezembro 29, 2010

"What are your Oscar chances?" #10

TRUE GRIT



Os irmãos Coen já estão familiarizados com o sucesso em cerimónias de Óscares: ambos possuem quatro estatuetas. Contudo, procuram mais glória com TRUE GRIT, remake de VELHA RAPOSA, pelo qual John Wayne foi considerado Melhor Actor em 1969.

Existem, no entanto, dois pormenores que se podem afigurar como obstáculo a TRUE GRIT: o positivo historial dos Coen nos Óscares (a Academia não procura agraciar sempre os mesmos) e a longa batalha dos westerns enquanto género habitualmente premiado.

Análise factual:

Desempenho de bilheteira: Prestes a cumprir a primeira semana de exibição comercial, TRUE GRIT já superou o seu orçamento (38 milhões) ultrapassando, no mercado norte-americano, a barreira dos 40 milhões de dólares(1).

Recepção crítica: Muito positiva, sendo de registar um rating de 94% pelo Rotten Tomatoes(2). Salientam-se os diversos elogios ao elenco (sobretudo, Jeff Bridges e a estreante Hailee Steinfeld) e a noção de que este «é um filme que resistirá ao teste do tempo».

(3)

Avaliação de cenários:

Cenário provável: A sua inclusão entre os dez nomeados para Melhor Filme não surpreenderá ninguém, assim como a indicação de Jeff Bridges (actual "detentor" da estatueta) a Melhor Actor. Nomeações para Argumento Adaptado e categorias técnicas (nomeadamente, Fotografia) são bem prováveis.

Cenário de sonho: Se uma nomeação para a jovem Hailee Steinfeld vier a confirmar-se, será um grande reconhecimento para a direcção de actores dos irmãos Coen. Embora esteja a ser discreto na sua auto-promoção, TRUE GRIT registará uma cerimónia positiva se arrecadar, pelo menos, um Oscar técnico.

Cenário a evitar: Ser ignorado, total ou parcialmente, nas nomeações.

--//--

O excelente percurso dos Coen na Academia terá continuidade? Ou teremos aqui o "esquecimento" surpresa? Partilhem a vossa opinião.

Sem comentários:

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.