quinta-feira, maio 26, 2011
#11
... segundo a opinião e palavras do Berto Carvalho, do blog PixelHunt:
1. 2001: ODISSEIA NO ESPAÇO
(1968, 2001: A Space Odyssey, Stanley Kubrick)
É provavelmente o filme mais marcante da minha vida, foi o que me fez ver o cinema com outros olhos e abriu portas para outro tipo de cinema que em miúdo obviamente não conhecia.
2. LARANJA MECÂNICA
(1971, A Clockwork Orange, Stanley Kubrick)
É o filme que marcou a minha adolescência. Vi-o numa altura em que começava a ganhar uma consciência politica e social e a sua mensagem teve forte impacto em mim.
3. ALIEN — O 8º PASSAGEIRO
(1979, Alien, Ridley Scott)
Gosto dos 4 filmes, mas incluo apenas o do Ridley Scott. É um dos pináculos de dois géneros distintos, ficção cientifica e terror (os meus géneros favoritos) e dono duma fenomenal atmosfera. É possivelmente um dos filmes que mais vezes vi.
4. O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE
(2001, Le fabuleux destin d'Amélie Poulain, Jean-Pierre Jeunet)
Pode não parecer mas sou um romântico, sempre que o vejo fico completamente embriagado de felicidade e esperança no mundo e nas pessoas. Para além disso identifico-me muito com o par protagonista.
5. A GUERRA DAS ESTRELAS (TRILOGIA ORIGINAL)
(1977, Star Wars: Episode IV - A New Hope, 1980, Star Wars: Episode V - The Empire Strikes Back, 1983, Star Wars: Episode VI - Return of the Jedi, George Lucas, Irvin Kershner, Richard Marquand)
É um conto de fadas nos confins do espaço. Star Wars é o escape perfeito do meu dia-a-dia e uma máquina do tempo para a minha infância quando ficava a ver as VHS riscadas da trilogia.
6. BLADE RUNNER — PERIGO IMINENTE
(1982, Blade Runner, Ridley Scott)
Mais um filme carregado de atmosfera e mais um dos exemplos máximos da ficção cientifica. O futuro retratado em Blade Runner é extremamente negro e depressivo, "infelizmente" também é muito (demasiado) realista.
7. OS FILHOS DO HOMEM
(2006, Children of Men, Alfonso Cuarón)
É um crime a forma como foi esquecido durante a época de prémios. É um retrato dum futuro assustadoramente semelhante ao nosso presente mas com uma bonita mensagem de esperança. Clive Owen tem uma performance dos diabos.
8. THE FOUNTAIN — O ÚLTIMO CAPÍTULO
(2006, The Fountain, Darren Aronofsky)
Sou um admirador do Darren e se calhar este nem é o seu melhor filme, mas conseguiu ter um impacto em mim que poucos filmes conseguiram, o seu clímax é das coisas mais arrebatadoras que já senti.
9. PULP FICTION
(1994, Pulp Fiction, Quentin Tarantino)
Ainda é o filme que melhor caracteriza o Tarantino e ainda é a sua obra-prima, mesmo tendo gostado dos seus filmes mais recentes. Quando o vi foi uma enorme lufada de ar fresco e são poucos que conseguem ter o mesmo impacto.
10. UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES
(1981, An American Werewolf in London, John Landis)
Sim, eu sei que é uma escolha pouco óbvia e tal mas bolas... eu adoro, ADORO o filme. Funciona maravilhosamente como comédia e terror e a cena da transformação é só um dos maiores momentos da história dos efeitos especiais.
--//--
Obrigado, Berto, pela tua participação!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.
8 comentários:
Bela lista!
Uma das listas que mais gostei de ver.
Surpreende-me o facto da inclusão dos Filhos do Homen e do Lobisomen Americano em Londres, no entanto concordo que são ambos fenomenais!
Também gostei da lista, diversificada o quanto baste e para todos os gostos. Retenho o 2001, Alien, Star Wars e Pulp Fiction como excelentes escolhas. E apesar de não adorar, reconheço o poder e a influência que Laranja Mecânica, Amélie, Blade Runner e The Foutain possam ter.
Com Children of Men é que não me identifico de todo, não gostei especialmente a quando o vi...e o An American Werewolf in London nunca vi (ver se colmato).
abraço
Estou a ver que Os Filhos do Homem dividiu bastante gente :)
Queria só dar os parabéns ao Samuel pelo convite e pela ideia desta rubrica.
Obviamente queria ter dito parabéns pela ideia e obrigado pelo convite.
Não conhecia o blog do Berto :(
Agora já conheço.
Por mim qualquer lista que envolva Pulp Fiction é boa. Ao acrescentar The Fountain torna-se muito boa.
Muita sci-fi e terror, dificilmente poderia desgostar desta lista. Depois, o AMÉLIE parece quase caído do céu aí e o CHILDREN OF MEN é apenas um dos filmes mais sub-valorizados da última década.
Cumps.
Berto: eu é que ficarei eternamente agradecido pela tua participação.
Esta é, de facto, uma óptima lista — e OS FILHOS DO HOMEM, pessoalmente, não me divide :)
Obrigado a todos pelos comentários!
Lista muito boa! Interessante a escolha de The fountain. Que saber que a cada dia há mais pessoas que gostam do filme. Mas me identifiquei, em especial, com Blade Runner e Laranja mecânica (Alex!).
Enviar um comentário