sexta-feira, janeiro 07, 2011

2011: uma antevisão pessoal

2010 foi um ano invulgar. Apesar do lançamento comercial dos blockbusters do "costume" e de filmes cujo eco crítico positivo era expectável, foi complicado eleger uma obra que, durante os últimos doze meses, tenha monopolizado as atenções do público.

Tudo indica que este novo ano conhecerá panorama semelhante, suscitando a hipótese de presenciarmos um "título surpresa". Será que, de entre os 15 títulos que maior antecipação me suscita, encontraremos o filme que definirá 2011?
(A lista está ordenada pelas datas de estreia no seu país de origem, as quais estão sujeitas a alteração pelas produtoras.)


  • THE GREEN HORNET



  • Sinopse: Editor de um jornal durante o dia e o terror dos criminosos à noite, The Green Hornet e o seu parceiro perito em artes marciais, Kato, lutam contra o crime enquanto esforçam-se por manter em segredo as suas identidades.
    Motivos de interesse: Adaptação de uma soap opera radiofónica dos anos 30, que inclusive já conheceu versão para TV, nos anos 60 e protagonizada por Bruce Lee. Tem na realização o sempre interessante Michel Gondry (O DESPERTAR DA MENTE). O vilão é interpretado por Christoph Waltz, definitivamente "instalado" em Hollywood após o sucesso de SACANAS SEM LEI.
    Orçamento de produção: 90 milhões de dólares (estimativa)*.
    Estreia nos EUA: 14 de Janeiro*.
    Estreia em Portugal: 10 de Fevereiro*.

  • RANGO



  • Sinopse: A história de um camaleão em plena crise de identidade.
    Motivos de interesse: A animação foi produzida através de um processo descrito como "emotion-capture", no qual os actores representaram os movimentos das suas personagens em estúdio. Johnny Depp dá a voz e o "corpo" ao protagonista, dirigido às ordens de Gore Verbinski (OS PIRATAS DAS CARAÍBAS: A MALDIÇÃO DO PÉROLA NEGRA).
    Orçamento de produção: Não revelado.
    Estreia nos EUA: 04 de Março*.
    Estreia em Portugal: 03 de Março*.

  • JANE EYRE



  • Sinopse: Uma tímida governanta descobre que o seu empregador esconde um terrível segredo.
    Motivos de interesse: Enésima adaptação do romance de Charlotte Brontë, é assinado por Cary Fukunaga, considerado como uma das principais revelações do cinema mundial, em 2010, após a estreia de SEM NOME. O protagonismo de Mia Wasikowska, ainda na memória colectiva do público por ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS.
    Orçamento de produção: Não revelado.
    Estreia nos EUA: 11 de Março*.
    Estreia em Portugal: 31 de Março*.

  • SUCKER PUNCH



  • Sinopse: A jovem Baby Doll é internada num hospital psiquiátrico pelo padrasto. Criando um mundo imaginário como forma de escapar ao sofrimento da realidade, elabora um plano para fugir da instituição.
    Motivos de interesse: Trabalhando, pela primeira vez, com um argumento original, Zack Snyder (300) retorna aos ambientes digitais, recheando-o com motivos provenientes de várias épocas históricas e explosivas sequências de acção. A descrição de Snyder sobre este filme («Um Alice no País das Maravilhas com metrelhadoras») é cativante q.b.
    Orçamento de produção: 85 milhões de dólares*.
    Estreia nos EUA: 25 de Março*.
    Estreia em Portugal: 21 de Abril*.

  • HANNA



  • Sinopse: Uma rapariga de 14 anos, educada pelo pai (um ex-operacional da CIA), é destacada para uma missão na Europa e perseguida pelos subordinados de uma agente sem escrúpulos.
    Motivos de interesse: Considerado como um dos "melhores argumentos não-produzidos" em 2006 e 2009, assinala a viragem no estilo de Joe Wright, realizador de EXPIAÇÃO, pela primeira vez à frente de um drama de acção. O elenco, sobretudo Saoirse Ronan (em imparável ascensão), encarnando a Hanna do título, e Cate Blanchett no lugar de principal antagonista.
    Orçamento de produção: Não revelado.
    Estreia nos EUA: 08 de Abril*.
    Estreia em Portugal: 12 de Maio*.

  • MELANCHOLIA



  • Sinopse: Um disaster movie psicológico.
    Motivos de interesse: O primeiro filme de Lars von Trier a lidar com o tema do fim do mundo. A imprensa tem obtido reacções de quem acompanha as filmagens, referindo que o cineasta dinamarquês irá procurar novas experiências e a certeza de que "não se assistirá a uma história com final feliz".
    Orçamento de produção: 7 milhões e meio de dólares (estimativa)*.
    Estreia na Dinamarca: 26 de Maio*.
    Estreia em Portugal: Informação indisponível.

  • PIRATES OF THE CARIBBEAN: ON STRANGER TIDES



  • Sinopse: Jack Sparrow embarca no Queen Anne's Revenge, o navio do temido pirata Barba Negra, com a missão de encontrar a mítica fonte da juventude.
    Motivos de interesse: Johnny Depp regressa aquela que é, provavelmente, a sua personagem mais emblemática da última década, com o desafio acrescido de cativar, novamente, as plateias mundiais. As novidades no elenco, nomeadamente Penélope Cruz e Ian McShane. Rob Marshall (CHICAGO) assume a realização desta nova "fase" do franchising OS PIRATAS DAS CARAÍBAS.
    Orçamento de produção: Não revelado.
    Estreia nos EUA: 20 de Maio*.
    Estreia em Portugal: 19 de Maio*.

  • THE TREE OF LIFE



  • Sinopse: Jack O'Brien recorda a sua educação numa pequena cidade do interior norte-americano, durante os anos 50, marcada pelo turbulento relacionamento com o pai. Em adulto, agora a viver numa grande cidade, procura as respostas para o significado da vida.
    Motivos de interesse: Terrence Malick já não filmava desde 2005, e um ano com novo filme seu é sempre considerado especial. O poderoso elenco masculino, constituído por Brad Pitt e Sean Penn. Abundam as opiniões especializadas de que será um dos principais títulos a reter para 2011.
    Orçamento de produção: Não revelado.
    Estreia nos EUA: 27 de Maio(*).
    Estreia em Portugal: Informação indisponível.

  • SUPER 8



  • Sinopse: Em 1979, uma entidade alienígena escapa às autoridades durante o seu transporte para a Área 51.
    Motivos de interesse: Pouco é conhecido acerca do projecto, realizado por J.J. Abrams (o criador da série PERDIDOS) e produzido por Steven Spielberg. Tem em desenvolvimento a campanha viral mais dinâmica de 2011, registando-se a multiplicação de sites aparentemente não relacionados com o filme.
    Orçamento de produção: 45 milhões de dolares (estimativa)*.
    Estreia nos EUA: 10 de Junho*.
    Estreia em Portugal: 28 de Julho*.

  • LA PIEL QUE HABITO



  • Sinopse: Richard Lafargue é um eminente cirurgião plástico que procura salvar a vida da sua esposa através da criação de um novo género de pele.
    Motivos de interesse: 21 anos depois de ATA-ME!, Pedro Almodóvar e Antonio Banderas reencontram-se para "uma história de terror sem gritos nem sustos".
    Orçamento de produção: 10 milhões de euros*.
    Estreia em Espanha: 18 de Novembro*.
    Estreia em Portugal: Informação indisponível.

  • HUGO CABRET



  • Sinopse: Na Paris dos anos 30, um órfão embarca numa mágica aventura após encontrar um automaton avariado, uma rapariga excêntrica e o reservado gerente de uma loja de brinquedos.
    Motivos de interesse: Adaptação do bestseller de Brian Selznick, é, para gáudio ou receio de muitos cinéfilos, a primeira experiência de Martin Scorsese com o 3D, assim como a estreia do realizador nova-iorquino numa narrativa infantil. O elenco de luxo, onde pontificam Ben Kingsley, Sacha Baron Cohen, Jude Law, Christopher Lee, Michael Stuhlbarg, Emily Mortimer e a jovem Chloë Moretz.
    Orçamento de produção: Não revelado.
    Estreia nos EUA: 09 de Dezembro*.
    Estreia em Portugal: Informação indisponível.

  • THE ADVENTURES OF TINTIN: SECRET OF THE UNICORN



  • Sinopse: Tintin trava conhecimento e amizade com o Capitão Haddock, descobrindo informações sobre um antepassado deste, Sir Francis Haddock, e uma importante pista para encontrar o tesouro guardado no navio Licorne.
    Motivos de interesse: Steven Spielberg e Peter Jackson, realizador e produtor respectivamente, unem esforços para adaptar ao grande ecrã a mítica personagem criada por Hergé, utilizando as técnicas mais recentes em motion-capture. A promessa de uma animação extremamente realista.
    Orçamento de produção: 135 milhões de dólares*.
    Estreia nos EUA: 23 de Dezembro*.
    Estreia em Portugal: Informação indisponível.

  • WAR HORSE



  • Sinopse: O laço de afectividade entre Albert e o seu cavalo, Joey, é interrompido quando o animal é vendido à Cavalaria Britânica e enviado para as trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Embora seja demasiado novo para se alistar, Albert viaja para França de modo a reencontrar-se com Joey.
    Motivos de interesse: Com Spielberg na cadeira de realizador (a sua segunda estreia prevista para Dezembro de 2011), um elenco de peso (Emily Watson, David Thewlis e Stephen Graham) e um argumento de cariz emocional, é considerado como um pré-candidato a filme do ano.
    Orçamento de produção: Não revelado.
    Estreia nos EUA: 28 de Dezembro*.
    Estreia em Portugal: Informação indisponível.

  • A DANGEROUS METHOD



  • Sinopse: Um olhar sobre como o relacionamento dinâmico entre Carl Jung e Sigmund Freud levou ao nascimento da psicanálise.
    Motivos de interesse: Viggo Mortensen, no papel de Freud, reencontra-se com David Cronenberg após os positivos resultados observados em UMA HISTÓRIA DE VIOLÊNCIA e PROMESSAS PERIGOSAS. Outro filme de 2011 com elenco de "peso": Michael Fassbender, Keira Knightley e Vincent Cassel.
    Orçamento de produção: 15 milhões de dólares*.
    Estreia nos EUA: A ser anunciado.
    Estreia em Portugal: Informação indisponível.

  • THE RAVEN



  • Sinopse: O relato fictício dos últimos (e misteriosos) cinco dias de Edgar Allan Poe, durante os quais juntou-se à perseguição de um serial killer cujos homicídios foram inspirados nas obras do escritor.
    Motivos de interesse: O argumento inspirado no conto de Poe que dá o título ao filme. O realizador James McTeigue (V DE VINGANÇA) já o descreveu como uma "versão de SETE PECADOS MORTAIS no seio de atmosferas oitocentistas".
    Orçamento de produção: Não revelado.
    Estreia nos EUA: A ser anunciado.
    Estreia em Portugal: Informação indisponível.


De referir a magnífica antevisão elaborada pelo site RopeOfSilicon, dividida em quatro categorias e que constitui um fabuloso acréscimo aos filmes que mais curiosidade despertaram no Keyzer Soze. Seguem os links:

. 25 Most Anticipated Movies of 2011
. Oscar Contenders
. Curiosities, Quirky, Unconventional and Bizarre Movies
. Blockbusters and Popcorn Features

2 comentários:

Maria Brandão disse...

Tens aí uns quantos que também me interessam, por motivos vários :)

Sam disse...

Já agora, os "favoritos" são...?

:)

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.