sábado, novembro 27, 2010

"What are your Oscar chances?" #2

TOY STORY 3



TOY STORY 3 dissipou qualquer reticência que ainda poderia existir acerca da maturidade narrativa e técnica alcançada pela parceria Disney/Pixar.

Crítica e espectadores renderam-se a esta crise existencial de um grupo de brinquedos à beira da reforma, assumindo desde muito cedo a dianteira enquanto a obra de animação que, este ano, esmera-se — e como nunca! — para enfrentar candidatos de "carne e osso".

Análise factual:

Desempenho de bilheteira: É "simplesmente" o filme que mais rendeu em 2010, tanto nos EUA como no mercado global, totalizando um total de receita que ultrapassam o mil milhão de dólares(1).

Recepção crítica: Com uma aprovação na ordem dos 99% por parte dos críticos do Rotten Tomatoes(2), será necessário acrescentar mais alguma informação?

Avaliação de cenários:

Cenário provável: As nomeações para Melhor Filme e Melhor Argumento Adaptado estão quase garantidas, assim como a conversão do seu favoritismo no Óscar de Melhor Filme Animação em vitória, repetindo o percurso, no ano passado, de UP — ALTAMENTE!.

Cenário de sonho: Foi noticiado recentemente o empenho, durante os próximos meses, por parte da Disney para que o filme arrecade a estatueta de melhor filme de 2010. Se tal campanha for executada eficazmente, as perspectivas de sucesso de TOY STORY 3 em se tornar no primeiro título de animação a atingir esse estatuto são animadoras.

Cenário a evitar: Falhar a nomeação para Melhor Filme fará de TOY STORY 3, imediata e obrigatoriamente, o grande derrotado do ano.

--//--

Consideram que é este ano que a animação triunfará nos Óscares? Existirá algum "brinquedo maléfico" a impedir o bom percurso de TOY STORY 3? Partilhem a vossa opinião.

1 comentário:

Nuno Barroso disse...

Concordo que a nomeação para melhor filme já está garantida. A vitória em Filme de Animação também já está mais que decidida.

Estou a gostar bastante do esforço que a equipa por detrás de Toy Story está a fazer para tentar alcançar a vitória na categoria de melhor filme. Seria extremamente refrescante ver um filme de animação arrecadar o grande prémio da noite. :D We'll see, we'll see.

Creative Commons License
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.