Spot publicitário, criado pela francesa Publicis, para a Orange:
Uma comunidade inteira ajuda o reviver de um momento mágico.
sexta-feira, maio 30, 2008
Hollywood Buzz #24
O que se diz lá fora acerca de SEX AND THE CITY:
«I am not the person to review this movie. Perhaps you will enjoy a review from someone who disqualifies himself at the outset, doesn’t much like most of the characters and is bored by their bubble-brained conversations.»
Roger Ebert, Chicago Sun-Times.
«For a series so steeped in romance, the eagerly awaited SEX AND THE CITY movie feels a trifle half-hearted.»
Brian Lowry, Variety.
«The end product is a case of bigger not necessarily being better.»
Michael Rechtshaffen, Hollywood Reporter.
«Beyond the shoes, the cosmopolitans and the disloyal men, SEX AND THE CITY has always been about the bond among women. At its best, the movie shows why that bond sticks.»
Peter Travers, Rolling Stone.
«A movie that taps directly back into the show's primal appeal, which is the sweet, sad, saucy delight of sharing these women's company.»
Owen Gleiberman, Entertainment Weekly.
«I am not the person to review this movie. Perhaps you will enjoy a review from someone who disqualifies himself at the outset, doesn’t much like most of the characters and is bored by their bubble-brained conversations.»
Roger Ebert, Chicago Sun-Times.
«For a series so steeped in romance, the eagerly awaited SEX AND THE CITY movie feels a trifle half-hearted.»
Brian Lowry, Variety.
«The end product is a case of bigger not necessarily being better.»
Michael Rechtshaffen, Hollywood Reporter.
«Beyond the shoes, the cosmopolitans and the disloyal men, SEX AND THE CITY has always been about the bond among women. At its best, the movie shows why that bond sticks.»
Peter Travers, Rolling Stone.
«A movie that taps directly back into the show's primal appeal, which is the sweet, sad, saucy delight of sharing these women's company.»
Owen Gleiberman, Entertainment Weekly.
quinta-feira, maio 29, 2008
MTV Movie Awards 2008 - As nomeações
É já no próximo Domingo que vão ser atribuídos os MTV Movie Awards, uma das poucas cerimónias cinematográficas de "elite" cujos vencedores são decididos pelo público em geral.
Aqui ficam os principais nomeados:
Melhor Filme
EU SOU A LENDA
JUNO
O TESOURO: LIVRO DOS SEGREDOS
OS PIRATAS DAS CARAÍBAS: NOS CONFINS DO MUNDO
SUPER BALDAS
TRANSFORMERS
Melhor Actor
Michael Cera, por JUNO
Matt Damon, por ULTIMATO
Shia Labeouf, por TRANSFORMERS
Will Smith, por EU SOU A LENDA
Denzel Washington, por GANGSTER AMERICANO
Melhor Actriz
Amy Adams, por UMA HISTÓRIA DE ENCANTAR
Jessica Biel, por DECLARO-VOS MARIDO E... MARIDO
Katherine Heigl, por UM AZAR DO CARAÇAS
Keira Knightley, por OS PIRATAS DAS CARAÍBAS: NOS CONFINS DO MUNDO
Ellen Page, por JUNO
Melhor Estreante
Nikki Blonsky, por HAIRSPRAY
Chris Brown, por THIS CHRISTMAS
Michael Cera, por SUPER BALDAS
Zac Efron, por HAIRSPRAY
Megan Fox, por TRANSFORMERS
Jonah Hill, por SUPER BALDAS
Christopher Mintz-Plasse, por SUPER BALDAS
Seth Rogen, por UM AZAR DO CARAÇAS
Melhor Performance Comédia
Amy Adams, por UMA HISTÓRIA DE ENCANTAR
Johnny Depp, por OS PIRATAS DAS CARAÍBAS: NOS CONFINS DO MUNDO
Jonah Hill, por SUPER BALDAS
Seth Rogen, por UM AZAR DO CARAÇAS
Adam Sandler, por DECLARO-VOS MARIDO E... MARIDO
Melhor Beijo
Amy Adams & PAtrick Dempsey, em UMA HISTÓRIA DE ENCANTAR
Briana Evigan & Robert Hoffman, em STEP UP 2 THE STREETS
Shia LaBeouf & Sarah Roemer, em PARANÓIA
Ellen Page & Michael Cera, em JUNO
Daniel Radcliffe & Katie Leung, em HARRY POTTER E A ORDEM DA FÉNIX
Melhor Vilão
Javier Bardem, em ESTE PAÍS NÃO É PARA VELHOS
Johnny Depp, em SWEENEY TODD: O TERRÍVEL BARBEIRO DE FLEET STREET
Topher Grace, em HOMEM-ARANHA 3
Angelina Jolie, em BEOWULF
Denzel Washington, em GANGSTER AMERICANO
Melhor Sequência de Luta
"Alien" versus "Predador", em ALIEN VS. PREDADOR 2
Hayden Christensen versus Jamie Bell, em JUMPER
Matt Damon versus Joey Ansah, em ULTIMATO
Sean Faris versus Cam Gigandet, em NEVER BACK DOWN
Tobey Maguire versus James Franco, em HOMEM-ARANHA 3
Chris Tucker & Jackie Chan versus Sun Ming Ming, em HORA DE PONTA 3
Melhor Filme de Verão (até ao presente)
AS CRÓNICAS DE NÁRNIA: PRÍNCIPE CASPIAN
INDIANA JONES E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL
HOMEM DE FERRO
O SEXO E A CIDADE
SPEED RACER
A edição de 2008 dos MTV Movie Awards terá como anfitrião o inimitável Mike Myers.
quarta-feira, maio 28, 2008
Festival de Cannes - Balanço Final #2
Ou um post que bem poderia se chamar Cannes Fashion Festival.
Para observar o melhor da moda que se exibiu no Festival de Cannes 2008, é só seguir este link.
Para mim, o destaque deste ano vai para os variadissimos estilos de calçado e acessórios que percorreram a passadeira vermelha:
E, obviamente, o momento da consagração de Manoel de Oliveira:
Para observar o melhor da moda que se exibiu no Festival de Cannes 2008, é só seguir este link.
Para mim, o destaque deste ano vai para os variadissimos estilos de calçado e acessórios que percorreram a passadeira vermelha:
E, obviamente, o momento da consagração de Manoel de Oliveira:
terça-feira, maio 27, 2008
Cinema de Verão
O Verão aproxima-se depressa, assim como os blockbusters próprios da estação.
O Keyzer Soze's Place antecipa, desde já, doze títulos que merecem a atenção do público cinéfilo:
1) THE HAPPENING
Focos de interesse: Com uma premissa tão bem demonstrada pelas primeiras peças de marketing, M. Night Shyamalan poderá conseguir redimir-se do erro que foi A SENHORA DA ÁGUA (2006). Será, também, interessante ver Mark Wahlberg regressar a lides mais comerciais depois do seu recém-adquirido estatuto de "actor sério".
Estreia em Portugal: 12 de Junho.
2) THE INCREDIBLE HULK
Focos de interesse: O realizador de TRANSPORTER (2002), Louis Leterrier, alia-se a Edward Norton, actor quase neófito no que se refere a adaptações de comic books. No mínimo, predomina a curiosidade em ver o resultado final e compará-lo à visão de Ang Lee, com o seu HULK de 2003.
Estreia em Portugal: 12 de Junho.
3) WANTED
Focos de interesse: A estreia em Hollywood de Timur Bekmambetov, o realizador europeu de acção/ficção-científica mais prestigiado do Século 21, é, por si só, motivo de sobra para um olhar mais atento. James McAvoy [EXPIAÇÃO (2007)] num papel radicalmente diferente ao que nos tem habituado.
Estreia em Portugal: 26 de Junho.
4) SPEED RACER
Focos de interesse: Um projecto em que estiveram ligados talentos tão díspares como Vince Vaughn, Johnny Depp e Alfonso Cuarón, são os irmãos Wachowski (responsáveis pela trilogia MATRIX) a transpôr a série de animação japonesa para o grande ecrã. O visual é do mais inovador que se tem visto, o elenco patenteia variedade a rodos, mas a crítica (e os titubiantes resultados de box-office nos EUA) não tem sido unânime em elogios.
Estreia em Portugal: 26 de Junho.
5) HANCOCK
Focos de interesse: Will Smith não conhece o sabor amargo do insucesso há muitos anos, e nem o facto de o realizador ser Peter Berg, autor pouco habituado à construção de blockbusters, deverá impedir o seu êxito acima da média. O argumento aparenta ser original q.b., o que sempre é um alívio num Verão cinematográfico.
Estreia em Portugal: 3 de Julho.
6) THE DARK KNIGHT
Focos de interesse: Um franchising revitalizado pela sobriedade de Christopher Nolan, existem dois argumentos de peso para não duvidar que estamos perante um dos grandes êxitos de 2008: a maciça campanha de marketing viral (com início em finais de 2006) e o mediático falecimento de Heath Ledger, cujo Joker em THE DARK KNIGHT assinalaria a sua ascensão definitiva ao estrelato de Hollywood.
Estreia em Portugal: 24 de Julho.
7) X-FILES: I WANT TO BELIEVE
Focos de interesse: Um autêntico enigma, digno de ser investigado por Mulder e Scully. A falange de admiradores da série não quererão perder a reunião de David Duchovny e Gillian Anderson nos papéis que celebrizaram os actores. Para além disso, fala-se num argumento que poderá agarrar mesmo aqueles que nunca viram a série.
Estreia em Portugal: 7 de Agosto.
8) WALL-E
Focos de interesse: Um êxito garantido, assinala igualmente a (provável) última colaboração entre a Disney e a Pixar. Um protagonista-robot que exala carinho e amizade a que ninguém fica indeferente, gráficos animados de primeira linha e a sua omnipresente campanha de marketing asseguram bons resultados para WALL-E.
Estreia em Portugal: 14 de Agosto.
9) GET SMART
Focos de interesse: É um projecto que, a priori, tem tudo para se consagrar como um dos filmes do Verão... ou um rotundo flop. Entre os aficionados do tom que a série assumiu nos anos 60 e a geração que adorou VIRGEM AOS 40 ANOS (2005), é o título com as maiores reticências da temporada que se avizinha.
Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.
10) HELLBOY II: THE GOLDEN ARMY
Focos de interesse: Sem grandes mudanças de staff, esta sequela tem potencialidades para superar o sucesso do primeiro filme por estrear em pleno Verão. Guillermo Del Toro irá trazer todo o ambiente mundano mas mágico que predominou (e triunfou) em O LABIRINTO DO FAUNO (2006).
Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.
11) TROPIC THUNDER
Focos de interesse: Outro grande vencedor à partida. Conta com uma interpretação larger than life de Robert Downey Jr., um cameo ultra-secreto de Tom Cruise e uma abordagem descarada e políticamente incorrecta do actor-realizador Ben Stiller. Que mais argumentos serão necessários para o ir ver?
Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.
12) BABYLON A.D.
Focos de interesse: O regresso de Vin Diesel à ficção-científica pura. Os vários problemas que assolaram a produção (para além do iminente cancelamento do projecto, rumores contam que o seu realizador, Mathieu Kassovitz, sofreu um esgotamento nervoso por não conseguir estabelecer uma relação positiva com Diesel) são motivo de sobra para averiguar se valeu a pena o "esforço".
Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.
O Keyzer Soze's Place antecipa, desde já, doze títulos que merecem a atenção do público cinéfilo:
1) THE HAPPENING
Focos de interesse: Com uma premissa tão bem demonstrada pelas primeiras peças de marketing, M. Night Shyamalan poderá conseguir redimir-se do erro que foi A SENHORA DA ÁGUA (2006). Será, também, interessante ver Mark Wahlberg regressar a lides mais comerciais depois do seu recém-adquirido estatuto de "actor sério".
Estreia em Portugal: 12 de Junho.
2) THE INCREDIBLE HULK
Focos de interesse: O realizador de TRANSPORTER (2002), Louis Leterrier, alia-se a Edward Norton, actor quase neófito no que se refere a adaptações de comic books. No mínimo, predomina a curiosidade em ver o resultado final e compará-lo à visão de Ang Lee, com o seu HULK de 2003.
Estreia em Portugal: 12 de Junho.
3) WANTED
Focos de interesse: A estreia em Hollywood de Timur Bekmambetov, o realizador europeu de acção/ficção-científica mais prestigiado do Século 21, é, por si só, motivo de sobra para um olhar mais atento. James McAvoy [EXPIAÇÃO (2007)] num papel radicalmente diferente ao que nos tem habituado.
Estreia em Portugal: 26 de Junho.
4) SPEED RACER
Focos de interesse: Um projecto em que estiveram ligados talentos tão díspares como Vince Vaughn, Johnny Depp e Alfonso Cuarón, são os irmãos Wachowski (responsáveis pela trilogia MATRIX) a transpôr a série de animação japonesa para o grande ecrã. O visual é do mais inovador que se tem visto, o elenco patenteia variedade a rodos, mas a crítica (e os titubiantes resultados de box-office nos EUA) não tem sido unânime em elogios.
Estreia em Portugal: 26 de Junho.
5) HANCOCK
Focos de interesse: Will Smith não conhece o sabor amargo do insucesso há muitos anos, e nem o facto de o realizador ser Peter Berg, autor pouco habituado à construção de blockbusters, deverá impedir o seu êxito acima da média. O argumento aparenta ser original q.b., o que sempre é um alívio num Verão cinematográfico.
Estreia em Portugal: 3 de Julho.
6) THE DARK KNIGHT
Focos de interesse: Um franchising revitalizado pela sobriedade de Christopher Nolan, existem dois argumentos de peso para não duvidar que estamos perante um dos grandes êxitos de 2008: a maciça campanha de marketing viral (com início em finais de 2006) e o mediático falecimento de Heath Ledger, cujo Joker em THE DARK KNIGHT assinalaria a sua ascensão definitiva ao estrelato de Hollywood.
Estreia em Portugal: 24 de Julho.
7) X-FILES: I WANT TO BELIEVE
Focos de interesse: Um autêntico enigma, digno de ser investigado por Mulder e Scully. A falange de admiradores da série não quererão perder a reunião de David Duchovny e Gillian Anderson nos papéis que celebrizaram os actores. Para além disso, fala-se num argumento que poderá agarrar mesmo aqueles que nunca viram a série.
Estreia em Portugal: 7 de Agosto.
8) WALL-E
Focos de interesse: Um êxito garantido, assinala igualmente a (provável) última colaboração entre a Disney e a Pixar. Um protagonista-robot que exala carinho e amizade a que ninguém fica indeferente, gráficos animados de primeira linha e a sua omnipresente campanha de marketing asseguram bons resultados para WALL-E.
Estreia em Portugal: 14 de Agosto.
9) GET SMART
Focos de interesse: É um projecto que, a priori, tem tudo para se consagrar como um dos filmes do Verão... ou um rotundo flop. Entre os aficionados do tom que a série assumiu nos anos 60 e a geração que adorou VIRGEM AOS 40 ANOS (2005), é o título com as maiores reticências da temporada que se avizinha.
Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.
10) HELLBOY II: THE GOLDEN ARMY
Focos de interesse: Sem grandes mudanças de staff, esta sequela tem potencialidades para superar o sucesso do primeiro filme por estrear em pleno Verão. Guillermo Del Toro irá trazer todo o ambiente mundano mas mágico que predominou (e triunfou) em O LABIRINTO DO FAUNO (2006).
Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.
11) TROPIC THUNDER
Focos de interesse: Outro grande vencedor à partida. Conta com uma interpretação larger than life de Robert Downey Jr., um cameo ultra-secreto de Tom Cruise e uma abordagem descarada e políticamente incorrecta do actor-realizador Ben Stiller. Que mais argumentos serão necessários para o ir ver?
Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.
12) BABYLON A.D.
Focos de interesse: O regresso de Vin Diesel à ficção-científica pura. Os vários problemas que assolaram a produção (para além do iminente cancelamento do projecto, rumores contam que o seu realizador, Mathieu Kassovitz, sofreu um esgotamento nervoso por não conseguir estabelecer uma relação positiva com Diesel) são motivo de sobra para averiguar se valeu a pena o "esforço".
Estreia em Portugal: ainda sem data anunciada.
Festival de Cannes - Balanço Final #1
Foram anunciados, no passado Domingo, os galardoados da edição 2008 do Festival de Cannes:
Palma de Ouro
ENTRE LES MURS (França), de Laurent Cantet
«O documentário da relação entre um professor e a problemática turma a seu cargo, Cantet aborda um tema revisitado dezenas de vezes com frescura, precisão e sem um vestígio de sentimentalismo.», Manohla Dargis, New York Times
Grande Prémio
GOMORRA (Itália), de Matteo Garrone
Prémio de Realização
Nuri Bilge Ceylan, por ÜÇ MAYMUN / THREE MONKEYS (França/Itália/Turquia)
Prémio do Júri
IL DIVO (França/Itália), de Paolo Sorrentino
Prémio de Interpretação Masculina
Benicio Del Toro, por CHE (EUA/Espanha)
Prémio de Interpretação Feminina
Sandra Corveloni, por LINHA DE PASSE (Brasil)
Prémio de Argumento
Jean-Pierre e Luc Dardenne, por LE SILENCE DE LORNA (Bélgica/França/Itália/Reino Unido)
Palma de Ouro
MEGATRON (Roménia), de Marian Crisan
Prémio do Júri
JERRYCAN (Austrália), de Julius Avery
HUNGER (Reino Unido), de Steve McQueen (inserido na secção Un Certain Regard)
Prémio Un Certain Regard
TULPAN (Alemanha/Rússia), de Sergey Dvortsevoy
Prémio do Júri
TOKYO SONATA (Japão/Holanda), de Kurosawa Kiyoshi
NB: Vinte e um anos depois, a Palma de Ouro regressa às mãos de um cineasta francês — à custa, no entanto, de mais uma edição sem que Clint Eastwood obtenha a (tão esperada) consagração por CHANGELING (também referenciado como THE EXCHANGE).
- EM COMPETIÇÃO — LONGA-METRAGEM
Palma de Ouro
ENTRE LES MURS (França), de Laurent Cantet
«O documentário da relação entre um professor e a problemática turma a seu cargo, Cantet aborda um tema revisitado dezenas de vezes com frescura, precisão e sem um vestígio de sentimentalismo.», Manohla Dargis, New York Times
Grande Prémio
GOMORRA (Itália), de Matteo Garrone
Prémio de Realização
Nuri Bilge Ceylan, por ÜÇ MAYMUN / THREE MONKEYS (França/Itália/Turquia)
Prémio do Júri
IL DIVO (França/Itália), de Paolo Sorrentino
Prémio de Interpretação Masculina
Benicio Del Toro, por CHE (EUA/Espanha)
Prémio de Interpretação Feminina
Sandra Corveloni, por LINHA DE PASSE (Brasil)
Prémio de Argumento
Jean-Pierre e Luc Dardenne, por LE SILENCE DE LORNA (Bélgica/França/Itália/Reino Unido)
- EM COMPETIÇÃO — CURTA-METRAGEM
Palma de Ouro
MEGATRON (Roménia), de Marian Crisan
Prémio do Júri
JERRYCAN (Austrália), de Julius Avery
- CAMERA D'OR
HUNGER (Reino Unido), de Steve McQueen (inserido na secção Un Certain Regard)
- UN CERTAIN REGARD
Prémio Un Certain Regard
TULPAN (Alemanha/Rússia), de Sergey Dvortsevoy
Prémio do Júri
TOKYO SONATA (Japão/Holanda), de Kurosawa Kiyoshi
NB: Vinte e um anos depois, a Palma de Ouro regressa às mãos de um cineasta francês — à custa, no entanto, de mais uma edição sem que Clint Eastwood obtenha a (tão esperada) consagração por CHANGELING (também referenciado como THE EXCHANGE).
Sydney Pollack (1934 - 2008)
Autor de filmes emblemáticos como OS CAVALOS TAMBÉM SE ABATEM (1969), TOOTSIE - QUANDO ELE ERA ELA (1982) e ÁFRICA MINHA (1985), sucumbiu ontem a um cancro que consumia o cineasta há cerca de nove meses.
Para além da sua carreira de realizador, Pollack distinguiu-se também como actor e produtor (títulos como COLD MOUNTAIN ou o recente MICHAEL CLAYTON - UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA atestam a sua versatilidade na escolha de projectos).
O seu falecimento deixa um vazio impreenchível nos panteões dos autores mais completos da Sétima Arte.
sexta-feira, maio 23, 2008
Festival de Cannes - Os novos filmes de Soderbergh e Lynch
As expectativas relativamente a CHE eram grandes, e foram preenchidas na sua totalidade — até na duração do filme! A rondar as quatro horas e meia de metragem, a narrativa do guerrilheiro sul-americano mais icónico da História dominou o programa do Festival de Cannes da passada Quarta-Feira.
Temporalmente segmentado em duas partes (a sua distribuição comercial será, a priori, efectuada pela estreia de dois filmes, intitulados THE ARGENTINE e GUERRILLA respectivamente), a primeira metade de CHE analisa a relação política entre Guevara e Fidel Castro, e a segunda debruça-se sobre a sua campanha na Bolívia em 1967 que levaria à morte do guerrilheiro. Em toda a sua extensão, a crítica foi unânime ao elogiar «a impressionante coerência e atenção ao detalhe», à qual se junta a «expressiva e carismática interpretação de Benicio Del Toro», permitindo, dessa forma, «a preservação da imagem nostálgica e mártir de Ernesto Guevara».
O apelido é de peso (sobretudo em Cannes) e desta feita é sustentado pela filha de David, Jennifer Chambers Lynch. Quinze anos depois do infame PAIXÃO SELVAGEM, a cineasta regressa com SURVEILLANCE, um thriller labiríntico com «uma arrojada abordagem cruel e quase excessiva teatralidade». No elenco, destaque para as presenças de Bill Pullman e Julia Ormond.
A finalizar, a selecção das melhores imagens recolhidas pela Reuters:
Temporalmente segmentado em duas partes (a sua distribuição comercial será, a priori, efectuada pela estreia de dois filmes, intitulados THE ARGENTINE e GUERRILLA respectivamente), a primeira metade de CHE analisa a relação política entre Guevara e Fidel Castro, e a segunda debruça-se sobre a sua campanha na Bolívia em 1967 que levaria à morte do guerrilheiro. Em toda a sua extensão, a crítica foi unânime ao elogiar «a impressionante coerência e atenção ao detalhe», à qual se junta a «expressiva e carismática interpretação de Benicio Del Toro», permitindo, dessa forma, «a preservação da imagem nostálgica e mártir de Ernesto Guevara».
O apelido é de peso (sobretudo em Cannes) e desta feita é sustentado pela filha de David, Jennifer Chambers Lynch. Quinze anos depois do infame PAIXÃO SELVAGEM, a cineasta regressa com SURVEILLANCE, um thriller labiríntico com «uma arrojada abordagem cruel e quase excessiva teatralidade». No elenco, destaque para as presenças de Bill Pullman e Julia Ormond.
A finalizar, a selecção das melhores imagens recolhidas pela Reuters:
quarta-feira, maio 21, 2008
Filhos de Um Deus Maior #22
Spot publicitário, concebido pela nova-iorquina Grey, para a Canon:
Ou uma interessante metáfora sobre o conceito de que a vida deve ser construída "frame a frame".
Ou uma interessante metáfora sobre o conceito de que a vida deve ser construída "frame a frame".
Antestreia da Semana
Nomeado para o Grande Prémio do Festival de Sundance, CHOKE é a adaptação do perturbante livro de Chuck Palahniuk, autor-choque da nova vaga de romancistas norte-americanos (é o autor, por exemplo, de CLUBE DE COMBATE, que já mereceu reputada versão cinematográfica em 1999).
O primeiro poster oficial está publicado e trata-se de uma obra-prima de design:
CHOKE é a história de um ex-presidiário que, de forma a sustentar as contas do hospital onde a mãe está internada, engendra um esquema de falsos asfixiamentos por ingestão de comida em restaurantes de topo, para depois receber indemnizações por esses "incidentes".
Estreia prevista, nos EUA, em Setembro.
O primeiro poster oficial está publicado e trata-se de uma obra-prima de design:
CHOKE é a história de um ex-presidiário que, de forma a sustentar as contas do hospital onde a mãe está internada, engendra um esquema de falsos asfixiamentos por ingestão de comida em restaurantes de topo, para depois receber indemnizações por esses "incidentes".
Estreia prevista, nos EUA, em Setembro.
Festival de Cannes - O dia de Clint Eastwood
Mais um triunfo para o septuagenário cineasta norte-americano.
Cinco anos depois da estreia, durante o Festival, de MYSTIC RIVER (2003) e já possuidor de uma Palma de Ouro por BIRD - O FIM DE UM SONHO (1988), foi ontem exibido o seu mais recente título, CHANGELING. Baseado na história real de uma criança desaparecida que causou sensação na imprensa norte-americana durante os anos 20 e com Angelina Jolie no principal papel, o filme tem merecido os mais rasgados elogios pela crítica e público de Cannes - há mesmo quem diga ser "melhor que o melhor de Eastwood".
Segundo o seu realizador, CHANGELING é «uma história de terror para adultos, não um conto direccionado a adolescentes sedentos de adrenalina», mas que procura dar um novo fôlego ao género ao «usar o amor materno como motor da narrativa». O desempenho de Angelina Jolie também é alvo de excelentes apreciações.
Aqui fica, como já vem sendo habitual, as melhores fotos da Reuters da premiére de CHANGELING:
Outra estreia relevante foi a tragicomédia TWO LOVERS, de James Gray [NÓS CONTROLAMOS A NOITE (2007)], com Joaquin Phoenix, Gwyneth Paltrow e Vinessa Shaw:
NB: destaque para a exibição do documentário MARADONA, que embora não esteja na corrida pelo Grande Prémio do Júri, atraiu atenções pelas presenças do cineasta Emir Kusturica e de Diego Maradona.
Cinco anos depois da estreia, durante o Festival, de MYSTIC RIVER (2003) e já possuidor de uma Palma de Ouro por BIRD - O FIM DE UM SONHO (1988), foi ontem exibido o seu mais recente título, CHANGELING. Baseado na história real de uma criança desaparecida que causou sensação na imprensa norte-americana durante os anos 20 e com Angelina Jolie no principal papel, o filme tem merecido os mais rasgados elogios pela crítica e público de Cannes - há mesmo quem diga ser "melhor que o melhor de Eastwood".
Segundo o seu realizador, CHANGELING é «uma história de terror para adultos, não um conto direccionado a adolescentes sedentos de adrenalina», mas que procura dar um novo fôlego ao género ao «usar o amor materno como motor da narrativa». O desempenho de Angelina Jolie também é alvo de excelentes apreciações.
Aqui fica, como já vem sendo habitual, as melhores fotos da Reuters da premiére de CHANGELING:
Outra estreia relevante foi a tragicomédia TWO LOVERS, de James Gray [NÓS CONTROLAMOS A NOITE (2007)], com Joaquin Phoenix, Gwyneth Paltrow e Vinessa Shaw:
NB: destaque para a exibição do documentário MARADONA, que embora não esteja na corrida pelo Grande Prémio do Júri, atraiu atenções pelas presenças do cineasta Emir Kusturica e de Diego Maradona.
segunda-feira, maio 19, 2008
Festival de Cannes: "Le Grand Week-end"
Foram dois excelentes dias para quem teve a oportunidade de se embrenhar, pessoal ou profissionalmente, pelos meandros do Festival de Cannes 2008. Houve a ante-estreia de VICKY CRISTINA BARCELONA,
ou a nova parceria Woody Allen-Scarlett Johansson, coadjuvados pelo toque latino de Penelope Cruz e Javier Bardem, numa comédia dramática em moldes de triângulo amoroso. «Um argumento magro», narra a maioria dos críticos, contudo não tem passado "em branco" um entusiasmante beijo na boca entre Johansson e Cruz - sequência que se arrisca a rotular, definitivamente, o filme.
Contudo, o grande destaque foi, sem dúvida, a premiére mundial de INDIANA JONES AND THE KINGDOM OF THE CRYSTAL SKULL:
Pouco mais há a dizer sobre este título, a não ser como têm sido analisadas as novas incursões do Professor Henry 'Indiana' Jones pelo mundo do sobrenatural. Palavras como "nostalgia", "puro divertimento" e "uma montanha-russa de cinema" têm surgido aqui e ali, mas também existe quem disserte sobre o facto de se tratar DO capítulo menor desta saga cinematográfica. A estreia mundial é já na próxima quinta-feira e (por estes lados) a antecipação não poderia ser maior.
Para terminar, aqui ficam as melhores imagens recolhidas nos últimos dias, cortesia da Reuters:
NB: nesta segunda-feira, referência obrigatória para uma homenagem especial à carreira de Manoel de Oliveira, que aos 99 anos, é merecedor das maiores honras em Cannes.
ou a nova parceria Woody Allen-Scarlett Johansson, coadjuvados pelo toque latino de Penelope Cruz e Javier Bardem, numa comédia dramática em moldes de triângulo amoroso. «Um argumento magro», narra a maioria dos críticos, contudo não tem passado "em branco" um entusiasmante beijo na boca entre Johansson e Cruz - sequência que se arrisca a rotular, definitivamente, o filme.
Contudo, o grande destaque foi, sem dúvida, a premiére mundial de INDIANA JONES AND THE KINGDOM OF THE CRYSTAL SKULL:
Pouco mais há a dizer sobre este título, a não ser como têm sido analisadas as novas incursões do Professor Henry 'Indiana' Jones pelo mundo do sobrenatural. Palavras como "nostalgia", "puro divertimento" e "uma montanha-russa de cinema" têm surgido aqui e ali, mas também existe quem disserte sobre o facto de se tratar DO capítulo menor desta saga cinematográfica. A estreia mundial é já na próxima quinta-feira e (por estes lados) a antecipação não poderia ser maior.
Para terminar, aqui ficam as melhores imagens recolhidas nos últimos dias, cortesia da Reuters:
NB: nesta segunda-feira, referência obrigatória para uma homenagem especial à carreira de Manoel de Oliveira, que aos 99 anos, é merecedor das maiores honras em Cannes.
quinta-feira, maio 15, 2008
Festival de Cannes 2008 - Dia 1 e 2
O 61º Festival de Cannes iniciou oficialmente com a estreia de BLINDNESS, baseado no romance de José Saramago, Ensaio Sobre a Cegueira, e não se pode falar num arranque auspicioso de cerimónia.
Isto se analisarmos as críticas de James Christopher, da Times Online, peremptório ao afirmar que BLINDNESS "assinala a pior abertura de sempre de um festival internacional"; de Manohla Dargis, do New York Times, que o descreve como "ofensivo, insensível e aparentemente interminável"; ou ainda pelas palavras de Kirk Honeycutt, no Hollywood Reporter, sobre o facto de ser "cinema previsível: estimula mas não surpreende". Reacções deveras surpreendentes, tendo em conta os talentos envolvidos: Fernando Meirelles, Julianne Moore, Mark Ruffalo, Gael García Bernal... Fica a sensação de que uma nova adaptação hollywoodiana da bibliografia de Saramago poderá, nem tão cedo, voltar a repetir-se.
A "aligeirar" o ambiente, foi possível ver, e fora de competição, os talentos vocais de Jack Black, Jackie Chan, Angelina Jolie e Dustin Hoffman em KUNG-FU PANDA,
uma das principais apostas do departamento de animação da DreamWorks para o Verão que se avizinha, a par de MADAGASCAR: ESCAPE 2 AFRICA.
Para terminar, as fotografias que marcaram as primeiras horas de Cannes 2008 (cortesia da Reuters):
NB: amanhã, destaque para o documentário TYSON, sobre o polémico boxeur norte-americano, patente na secção Un Certain Regard.
Isto se analisarmos as críticas de James Christopher, da Times Online, peremptório ao afirmar que BLINDNESS "assinala a pior abertura de sempre de um festival internacional"; de Manohla Dargis, do New York Times, que o descreve como "ofensivo, insensível e aparentemente interminável"; ou ainda pelas palavras de Kirk Honeycutt, no Hollywood Reporter, sobre o facto de ser "cinema previsível: estimula mas não surpreende". Reacções deveras surpreendentes, tendo em conta os talentos envolvidos: Fernando Meirelles, Julianne Moore, Mark Ruffalo, Gael García Bernal... Fica a sensação de que uma nova adaptação hollywoodiana da bibliografia de Saramago poderá, nem tão cedo, voltar a repetir-se.
A "aligeirar" o ambiente, foi possível ver, e fora de competição, os talentos vocais de Jack Black, Jackie Chan, Angelina Jolie e Dustin Hoffman em KUNG-FU PANDA,
uma das principais apostas do departamento de animação da DreamWorks para o Verão que se avizinha, a par de MADAGASCAR: ESCAPE 2 AFRICA.
Para terminar, as fotografias que marcaram as primeiras horas de Cannes 2008 (cortesia da Reuters):
NB: amanhã, destaque para o documentário TYSON, sobre o polémico boxeur norte-americano, patente na secção Un Certain Regard.
terça-feira, maio 13, 2008
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Keyzer Soze's Place by Sam is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at sozekeyser.blogspot.com.